Vinho pode ajudar contra a depressão


Um copo de vinho por dia tem sido sugerido como tendo efeitos benéficos para a saúde do seu corpo. Um novo estudo sugere que também pode ajudar com o seu humor.
A nova pesquisa da Espanha sugere que pequenas quantidades de vinho – entre dois e sete copos por semana – podem ajudar a evitar a depressão clínica. A depressão clínica é uma doença grave que afeta cerca de 5% da população dos EUA em qualquer momento.
O estudo acompanhou 5.500 bebedores de leves a moderados por até sete anos, que faziam parte do estudo PREDIMED. Os sujeitos eram de idades entre 55 e 80 anos.
Nenhum dos participantes no início do estudo tinham uma história pessoal ou familiar de depressão ou de problemas com o álcool.
Seu consumo de álcool, saúde mental e estilo de vida foram acompanhados por até sete anos através de visitas anuais, exames médicos repetidos, entrevistas com nutricionistas e questionários.
Os pesquisadores descobriram que as menores taxas de depressão foram encontrados entre os indivíduos do estudo que tomavam uma quantidade moderada de vinho por semana – de 2 a 7 copos. Beber mais do que 7 copos não melhoram as chances de uma pessoa não cair em depressão.
O estudo levou em conta outras variáveis que podem ajudar a explicar os resultados, como estilo de vida e fatores sociais, tais como tabagismo, dieta e estado civil.
“Menores quantidades de ingestão de álcool podem exercer proteção de uma forma semelhante ao que foi observado para a doença cardíaca coronária”, disse o professor Miguel A. Martínez-González, da Universidade de Navarra e autor sênior do estudo.
Poucos estudos analisaram a relação entre saúde mental e consumo moderado de álcool. Os autores do estudo sugerem que quantidades moderadas de consumo de álcool – um copo por dia, por exemplo – podem ter efeitos protetores semelhantes de depressão para aqueles que têm sido observados por doença cardíaca coronária.
“Na verdade, acredita-se que a depressão e a doença arterial coronária compartilham alguns mecanismos comuns das doenças”, observou Martínez-González.
A depressão é um transtorno mental tratável que se caracteriza por um humor triste opressivo, letargia, falta de esperança, falta de motivação ou energia, problemas de sono e falta de prazer nas atividades que costumava trazer prazer a uma pessoa por mais de duas semanas. Tratamentos eficazes para a depressão incluem certos tipos de psicoterapia, bem como medicamentos antidepressivos.
O estudo foi publicado na revista BMC Medicine.

Texto de Editor de Notícias PSYCH CENTRAL
Fonte: PsychCentral

Curso de verão em psicologia comportamental na PUC-SP


Todos pela promoção de saúde mais humanista!


Pós-graduação Stricto Sensu "Psicologia experimental: Análise do comportamento" pela PUC-SP