Uma colega uma vez me pediu para lhe recomendar um livro que contasse como seria a cabeça de um adolescente em crise existêncial e toda bagunçada... Na hora eu pensei "Puxa, O Apanhado no campo de centeio é perfeito!" mas o pensamento em Oliver Tate me fez bloquear o meu primeiro pensamento e indicar o livro Submarino que conta, canta, exclama a vida de um garoto completamente... completamente... olha, eu não sei qual seria a melhor forma de descrevê-lo, mas vamos lá.
Oliver Tate vive numa pequena cidade costeira no País de Gales. O precoce adolescente, prestes a completar 15 anos, se considera um cientista social, um espião no misterioso mundo dos adultos. Seus objetivos? Descobrir o que há por trás do instável casamento de seus pais, desvendar quem é sua misteriosa e também atraente colega de turma, Jordana Bevan, e entender onde ele se encaixa no universo.
Convencido de que seu pai está deprimido (às vezes ele fica na cama por dias sem fim) e intrigado com as novas manias da mãe, que resolveu aprender a surfar e fazer aulas de defesa pessoal – e quem sabe o que mais ela pode estar fazendo com aquele professor de capoeira lelé da cuca? –, Oliver decide embarcar numa hilária e equivocada campanha para consertar as coisas e reunir sua família. “Vou empregar técnicas variadas para salvar o relacionamento deles. Estive lendo o livro Métodos simples para casamentos incríveis e sei como é importante sair para passeios a dois. Estou por dentro do feng shui e descobri que paredes pintadas em tom de pêssego incentivam o clima de romance”.
Mas uma expedição secreta ao misterioso território da crise de meia-idade pode se revelar um negócio complicado para um adolescente que ainda tem muito o que aprender sobre as agonias e êxtases da vida além do que seu dicionário de bolso e seu amigo Chips, o valentão da escola, podem lhe ensinar.
Enquanto isso, Oliver tenta desesperadamente perder sua virgindade antes de completar 16 anos — e portanto antes que isso deixe de ser ilegal — com sua namorada piromaníaca. O conturbado romance com Jordana avança numa velocidade típica das paixões adolescentes rumo ao inevitável momento mágico... e a tudo que ele traz depois. Será que ele terá sucesso em algum de seus objetivos?
Se quiser ler um trecho do livro, clique aqui (:
Recomendo a todos a leitura deste livro. Mais para frente pretendo fazer alguns apontamentos sobre este livro e O Apanhador no campo de centeio (:
0 comentários:
Postar um comentário